Começa a nascer o 1º Encontro Latino-Americano de Estudantes de Letras

Olá Estudantes de Letras de todo o Brasil, e da querida UnB,

Antes explicarei os contextos para chegarmos ao ponto principal do começo do nascimento do 1º Encontro Latino-Americano de Estudantes de Lertras.

Como muitos já sabem, tranquei meu semestre na UnB e me pûs a fazer uma viagem de 7 meses pela América Latina há um mês, no momento estou na Argentina, passei pela Bolivia, Paraguai e Uruguay e pretendo subir todo nosso continente nos próximos 6 meses que ainda tenho.

Quando organizamos o 27º ENEL 2006 UnB, nós membros da Comissáo Organizadora tivemos o sonho de depois do ENEL organizarmos um Encontro Latino-Americano de Estudantes de Letras na UnB, mas isso foi um sonho que sequer levamos a sério, visto toda a dificuldade logística para fazer algo dessa magnitude partindo do Brasil, sem termos nenhum contato, sem entendermos nada da dinâmica do Curso de Letras nos outros países, enfim, essa idéia nunca passou de um sonho grande e louco que lá em 2006 tivemos..

E agora, nós últimos dias que antecederam minha ida ao 5º ENEL Argentino, quando estava na Faculdade de Letras da Universidade de Buenos Aires, trocando experiências políticas e informaçóes de todo o tipo com alguns estudantes de letras, a idéia veio lá do fundo com a pergunta, por que náo agora? Visto que em cada país que estou passando estou pesquisando sobre a dinâmica do Movimento Estudantil e sobre como se dá o curso de Letras em cada lugar, pegando contatos e obtendo informaçóes diversas, por que náo aproveitar a viagem e tentar fazer algo nesse sentido...

Daí no pouco tempo que tive antes de ir ao 5º Encuentro Nacional de Estudiantes de Letras, que ocorreu na Universidade de Comahue, agora de 17 a 19 de Setembro em Neuquén ao sul da Argentina, consultei algumas pessoas que foram da CO ENEL 2006 UnB, dentre elas o Artur Antonio e Victor Nunnes, dentre outros estudantes no tempo que deu e botaram muita fé na idéia.

Nós três dias do 5º ENEL Argentino a discussáo sobre a necessidade de nos integrarmos surgiu naturalmente, discutimos em diversos momentos o quanto faz-se urgente superar-se a barreira da língua (o imperialismo que sempre nos impôs que se aprendesse na América Latina o Inglês e náo o Espanhol e Português), as barreiras políticas e culturais que sempre têm colocado o Brasil e seus vizinhos todos uns des costas aos outros, impedindo tantas trocas culturais e políticas que poderiamos estar constantemente inter-cambiando. Fora o momento político único que vivemos hoje na história do nosso continente, de uniáo de lutas, de integraçáo das lutas dos povos por transformaçóes sociais urgentes, pelo fim definitivo do nosso continente como colônia de exploraçáo, Estados Unidos abaixo.

Depois das discussóes, na plenária final do 5º ENEL Argentino, discutimos mais sobre a necessidade de nos integrarmos e foi aprovado por aclamaçáo um indicativo de construírmos juntos, Argentina e Brasil, o 1º Encontro Latino-Americano de Estudantes de Letras, na Universidade de Brasilia, com indicativo de data para Janeiro de 2011.

Passamos uma lista onde os estudantes colocaram seus e-mails e ficamos de criar um grupo de discussáo on-line para iniciarmos as discussóes e tarefas entre Brasil e Argentina.

O ENEL Argentino por estar em seus primeiros anos é muito pequeno comparado com o do Brasil, os estudantes Argentinos ficaram impresionadísimos com o grau de organizaçáo que tem nosso Mov. Estudantil de Letras e os 30 anos de ENEL que temos, nossa estrutura de organizaçáo nacional, a ExNEL, CAs e etc... Em breve compartilharei um texto que escreverei sobre como se dá a organizaçáo do Movimento Estudantil de Letras da Argentina e sobre o ENEL Argentino..

A troca que tivemos nos deixou a todos bem claro que se lograrmos realizar o 1º Encontro Latino-Americano de Estudantes de Letras, nunca mais todos nós veremos nosso curso de letras e nosso continente da mesma maneira.

A integraçáo faz-se urgente. Da minha parte darei minha pequena contribuiçáo a esse processo e deixo aqui um apelo para que todos os estudantes brasileiros, centros acadêmicos, executiva nacional e principalmente os estudantes da UnB acreditem e se disponham a lutar pelo 1º ELAEL. Experiência única para intercambiarmos conhecimentos acadêmicos, literários, lingüísticos, políticos, culturais e eticetára..

Universidades presentes na plenária final do 5º ENEL que deliberou pela realizaçáo do 1º ELAEL:

Universidad de Buenos Aires - UBA
Universidad Nacional de Rosário - UNR
Universidade Nacional de La Plata - UNLP
Universidad Nacional de Comahue - UNC
Universidad Nacional Autonoma de Mexico - UNAM
Universidad Nacional del Centro de Peru - UNCP
Universidade de Brasília - UnB

Abraços de luta,
Diogo Ramalho – Estudante de Letras Español - UnB

6 comentários:

Alejandro disse...

Diogo, soy Alejandro, de Buenos Aires. Nada más pasar para felicitarte por el blog, estaré siguiendo tus crónicas.
En cuanto al congreso o encuentro latinoamericano, desde luego que sería algo muy bueno. Algunos de nosotros ya te hemos planteado que el problema que vemos es, principalmente, el de recursos, el de dinero, presupuesto. Un encuentro a nivel internacional exige recursos que suelen sobrepasar los que se logran mediante un estilo de autogestión, independiente casi del Estado. Nosotros casi no recibimos ayuda de nuestras Universidades para viajar a estos encuentros; de milagro, hay veces que nos pagan la mitad del pasaje. Nos cuesta mucho conseguir recursos para movilizarnos a una provincia cercana, de modo que aún no sabemos cómo podríamos movilizarnos a otro país. Pero es un proyecto magnífico que vale la pena tomarlo como un desafío.

Saludos!

Rafael dos Prazeres disse...

Olá meu caro, Tudo bem?

Gostei da noticia do encontro Latino Americano dos estudantes de Letras. Sobretudo no que tange as trocas iminentes que teremos com isso. É um passo largo e muito bem dado para uma multiintegração das América Latina. Colo contigo no que quesito organização e na parte que me cabe e que você sabe muito bem. Como morrerei com 30 anos, tendo apenas 6 anos pela frente, tenho urgência e ânsia para realizar as promessas feitas. Adorei a noticia. Forte abraço e boa viagem!

Diogo Ramalho disse...

Hola amigo Alejandro,

Entiendo bien el problema, pero creo que este problema de presupostos para la viaje van a enfrentar todos los estudiantes de Latino-America.. Pero, como temos 1 año y algunos meses temos tiempo para seguir luchando por este sueño!!!
Abrazos my querido amigo poeta!!!

Rafa dos prazeres, meu outro querido amigo poeta,
vamos nessa, vamos lutar juntos em todo o Brasil junto aos companheiros argentinos e demais companheiros de latino-america para tornarmos esse sonho realidade, como disse nosso querido Raul Seixas, sonho que se sonha junto é realidade!!!
eu tb se passar dos 30 nesse será uma vitória.. acredito que morro aos 46!! risosss!!!

abraços e beijos latinos,
Diogo

Ranyane Melo disse...

oi Diogo, aqui quem fala é Ranyane Melo da UFPB, eu sou da organização do XXXI ENEL que ainda está ocorrendo aqui em João Pessoa, e também sou do C.A. daqui e desde o ano passado que discutimos sobre o ELAEL. e também foi nos passado a informação que vocês estavam precisando de ajuda e hoje em uma das nossas plenarias agente estava discutindo a parte sobre o ELAEL. Então se vocês precisarem de ajuda pode falar comigo que eu repasso para os outros!!! meu e-mail é ranyane@hotmail.com e espero noticias!!!

Unknown disse...

Se esse I ELAEL fosse em Florianópolis, p. ex., certamente que ajudaria muito na logística da vinda de nosotros hermanos... Mas o acontecimento em si, onde quer que ocorra, será um ótimo indicativo histórico de aproximação.

Abrazos a vos!

SEM FRONTEIRAS disse...

Oi galera...Quero inicialmente expressar a minha satisfação por saber que tem pessoas lutando pela valorização do nosso curso. Me coloco em plena disposição da equipe organizadora para cooperar no que for possível e salientar que na Região Nordeste farei uma ampla divulgação. Atualmente faço mobilidade acadêmica na Universidade Federal de Juiz, mas sou estudante de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Além dessas universidades vou interagir contato com outras universidades do nordeste. Coloco a disposição o meu email e podem contar comigo!!!!!! Ck.nun.es@hotmail.com Att> Cícero Nunes

Postar um comentário