UnB / Ocupaçáo e Luta para Além da FA - A hora e a vez de José u Reuni

Olá estudantes,

Gostaria antes de mais nada parabenizar e saudar a luta travada entre o movimento estudantil da FA e o REUNI na sua aplicaçáo prática, o pós decreto sendo digerido na prática, o que là atraz em 2007 e 2008 resultou em ocupaçóes de mais de 30 reitorias em todo o país, o alerta do movimento estudantil brasileiro combativo que milita por fora da governamental UNE, de que o REUNI ( Reestruturação e Expansão das Universidades Federais ) iria super inchar o serviço de educaçáo superior público sem garantir contrataçáo de professores nem infra-estrtura.

Hoje a realidade ao qual iráo se deparar os estudantes de Direito já é uma realidade sentida na pele há muito tempo por vários cursos, como o curso de Letras, maior curso da UnB em número de estudantes, maior prestador de serviços e de disciplinas a todos os cursos da unb, décadas de descaso e sucateamento geral para com o curso, um dos primeiros cursos da UnB inclusive.

No último Conselho do Instituto de Letras que tivemos do semestre passado, tratamos mais uma vez sobre o REUNI e mais uma vez vários desabafos de professores que estáo completamente saturados, professores com 8 turmas, trabalhando 15 horas por dia, professora chorando no conselho porque se vê em condiçóes as vezes de que ou trabalha o dia todo e segue sua consciência ou deixa que seus alunos náo tenham professor.. Náo hà mais tempo para pesquisa para muitos professores do Instituto de Letras, estes estáo com cada vez mais turmas e mais cheias, uma profesora conselheira disse inclusive que as turmas náo param de aumentar em números, tendo hoje vàrias turmas que antes eram de 20 alunos e hoje sáo de 70.

Essa é a conhecida proposta do Decreto de 24 de abril de 2007 – REUNI que como o PROUNI
veio mercantilizar e neoliberalizar ainda mais a educaçáo privada, o REUNI veio para que às pressas se façam números, insuportáveis para qualquer tentativa de pelo menos manutençáo da já sucateada estrutura da educaçáo superior pública, números que sáo fundamentais para a eleiçáo de 2010.

Estamos diante do caos, a UnB segundo o pròprio Reitor Zè Geraldo quer ter 30 mil alunos mais, o dobro do que têm, em 2 anos.. E a estrutura? E os professores? Isso vêm depois talvez um dia, enquanto isso reformamos uma ou outra coisa, e se ajeitem, morem como der lá naquele CEU ( Casa do estudante universitário ) ajeitado com escoras pra num cair, e se apertem nas salas, e os professores se ajeitem também para darem aula dia e noite, que o importante é que tà pingando alguma migalha que garantam nossos continuísmos nus reitorados, eu rei sou amigo do rei, esqueçam quê eu disse.

O problema é geral e quem dêra nós tivessemos hoje o DCE da UnB independente da Reitoria, estariam ocorrendo diversas lutas, ocupaçóes se preciso, o REUNI estaria em profunda discussáo pela comunidade universitària, o congresso estatuinte paritàrio ( que o Rei-tor havia esquecido e uns estudante da tal de CEU tiveram que chegar por lá para lembrá-lo ) jà estaria ocorrendo, o rei-tor que traíu as bandeiras de luta do segmento que o elegeu náo teria tempo para esquecer das promessas.

Muita força para a resistência ao REUNI travada pelos os e as estudantes da FA de polìtica, direito e relaçóes, e que essa luta, com o DCE de preferência porque é a entidade histórica dos e das estudantes da UnB, ou sem o DCE caso se mantenha na linha de lá ou no meio da linha, estarei torcendo para que o movimento estudantil da UnB se una em açóes de resistência e de forçar o diàlogo sobre a implantaçáo do REUNI.

Quanto à SECOM náo podemos esperar nada de diferente, ela é institucionalmente uma secretaria do reitor, sem nenhuma independência institucional, algo que só poderia estar começando a ser pensado e discutido sobre como mudar esse caráter de agência especializada à serviço dô, se houvesse vontade política dô atual reitor, provado e explicitado que ele gosta dela assim, do seu jeito, e que o tal "gestáo compartilhada" se passa longe da UnB, passa mais longe ainda da sua agência de comunicaçáo.

De buenos aires, torcendo por vitórias!
Diogo Ramalho – Estudante de Letras Español trancado
Conselheiro representante dos discentes no Conselho do Instituto de Letras de 2008 a meio de 2009.

0 comentários:

Postar um comentário