UnB / Por que o DCE náo deve seguir apoiando o REUNI


Segue abaixo um resumo de texto que publiquei hoje no grupo de debates ESTUDANTES UnB sobre o REUNI, com o título "Por que o *DCE UnB náo deve apoiar o REUNI"
*Diretório Central dos Estudantes, que no momento apoia o REUNI e a Reitoria que o está aplicando.

Espero que seja válido para pensar-se no que têm sido feito da educaçáo, visto que o REUNI e toda a Reforma Universitária da qual ele faz parte, foram promovidos através de decretos sem diálogo e que traz sérias transformaçóes que precarizam ainda mais a da educaçáo brasileira.

Os estudantes brasileiros que vêm lutando contra os decretos da Reforma Universitária que como o REUNI, sempre tiveram como bandeira de luta da história do próprio movimento estudantil brasileiro, a universidade pública, gratuíta e de qualidade para toda a sociedade e náo apenas de uma minoria, já o governo entende que precisa escancarar a porta da educaçáo para o setor privado transformando cada vez mais a educaçáo em mercadoria, e no setor público de ensino expandi-lo para gerar números eleitoreiros comprometendo toda a já precária estrutura. É para mim inverter para pior a realidade e aprofundar os abismos entre ricos e pobres, educaçáo com fins neoliberais e náo humanistas, mas enfim.. tem minha opiniáo e um alguns links ao final com bastante informaçóes, além da internet que basta digitar para encontrar opinióes diversas e finalmente ter uma sobre o assunto!!

Voltando ao Blog, tenho muito que escrever sobre a Bolívia, Paraguai, Uruguai, dentre outros assuntos, sem falar da vivência aqui na Argentina que está sendo muito rica culturalmente, mas cada coisa no seu fluir, no momento agora o tema sáo questionamentos sobre a educaçáo brasileira, a idéia deste espaço é ser um difusor e um absorvedor geral! E apesar de enrolado que sou, sairáo textos e imagens diversas! beijos e abraços, Diogo!


-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Por que o DCE UnB náo deve apoiar o REUNI

A UnB até 2012 irá dobrar os 30 mil estudantes atuais para 60 mil estudantes em dois anos mais. E para isso prevê a contrataçáo de apenas 550 docentes para dar conta do dobro, ou seja, hoje somos pouco mais de 30 mil e temos quase 1.500 professores, daqui 2 anos seráo 60 mil com apenas 500 professores mais, e sabe-se lá com apenas quantos servidores, e sabe-se-lá com apenas quantos espaços físicos constrídos para essa expansáo.

Os números das metas do decreto do REUNI sáo claros e estabelecem que as mais de 60 Universidades Federais só precisam de 20% mais de recursos do que recebem para a expansáo, e o todo de universidades federais têm até 2015 para conseguir dobrar o número geral de estudantes, sendo que muitas, como a UnB, têm apenas dois anos mais para atingirem essa meta, porque cada universidade fez e teve aprovado um projeto, além da rapidez em dobrar, o REUNI cobra que se baixe a reprovaçáo em 90%. Esse ponto é um dos vários que sáo gravíssimos.
Profesor além de sobrecarregado, sem poder fazer pesquisa, com salas lotadas, ainda terá que aprovar 90% da turma!?

E tem muito mais coisas nefastas que o REUNI traz no seu bojo, pouco visíveis nesse momento inicial da implantaçáo, além do central que é as pergunta que náo quer calar, de como a estrutura defasada das universidades públicas brasileiras dará conta do dobro de alunos sem professores, servidores e infra-estrutura necessários. Há também o fato da UnB por exemplo, ter atingido a liderança nacional entre as universidades na criaçáo de cursos de graduaçáo a distância, mais um decreto da reforma universitária chamado Universidade Aberta - UA, reduzindo ainda mais o papel do profesor, uma educaçáo mercadologica de baixo custo para o estado e que na sua prática coaduna com a filosofia do ser cada vez mais anti-social da nossa contempareneidade, distante nas relaçóes humanas, convivêndo com um computador mais do que com seres humanos, e eticetará e eticetáras de implicaçóes da universidade aberta, outra meta númerica de expansáo que todas as universidades aderidas ao REUNI têm de cumprir.

E claro, entra mais um monte de coisa pois tudo funciona em cadeia, uma coisa está ligada a outra, num ciclo em que as decisóes tomadas sáo a definiçáo dos componentes do ciclo.. Esse ciclo que seguirá girando como um velho moinho de ventos é a nossa castigada, calejada, historicamente analfabeta funcional, neoliberalizada como nunca agora com os decretos da reforma universitária do atual governo que nunca foi de esquerda no assunto, a EDUCAÇÁO Brasileira.

Confira este link do blog do professor da UnB Marcelo Hermes, que apesar deu discordar seriamente políticamente pelo seu posicionamento muitas vezes ultra-direitista e conservador, faz uma analíse muito lúcida apesar de cômica sobre o REUNI, que vale muito apena ver!


Links mais:
.: Dossiê REUNI - ANDES
.: Andes - UFSM
.: Informe ANDES Online Nº 17- 25/5/07: Desenvolvimento da educação de Lula é por decreto
.: REUNI: heteronomia e precarização da universidade e do trabalho docente
.: Boletim da ADUnB Online Nº 17 - 10/8/07: REUNI: a reforma universitária por decreto

Abrazos de luta contra os ataques a educaçáo.
Diogo - Estudante de Letras Espanhol
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

2 comentários:

Talita Wuerges disse...

Muito boa a tua carta, Diogo.
É uma pena que o DCE da UnB, historicamente de luta, esteja ao lado da reitoria e conivente ao Reuni, que está sucateando a educação em todo país.
Lendo a tua carta percebo que aqui em Florianópolis, apesar dos quase dois mil quilômetros de distância, não muda muito a situação em relação ao Reuni, mas aqui pelo menos o DCE, do qual faço parte, é contra o Reuni da forma com o qual foi imposto "goela abaixo". Estamos com sérios problemas em relação ao Restaurante Universitário, Moradia Estudantil e falta de professores, tudo reflexo (não que já não existia antes, mas foi agravado) da Reforma.
Agora temos que fazer discussões e garantir que o Reuni, já que já foi aprovado, seja implantado da forma "menos ruim" possível, sem sucateamento do ensino e da estrutura das Universidades.
A luta não pára!

Besitos
(Estou aguardando me adicionares, heim? rsrsrs)

Ciência Brasil disse...

Obrigado pela citacao de meu blog!

ah, eu sou de direita, mas nao sou conservador!

Postar um comentário