Vitória na Argentina / A história da Rede Globo

Olá pessoal,

Na última sexta-feira dia 09 na Argentina o governo apoiado pelos movimentos sociais e pela pressão do povo argentino, conseguiu aprovar no Congresso a derrubaba do monopólio do Grupo de Comunicações Clarín, detentor do monopólio das Comunicações da Argentina a décadas, sustentado pela antiga lei dos meios de comunicações decretada pela ditadura militar, dona dos principais canais de TV, Rádio, e Jornal, o monopólio de Clarín na Argentina é o equivalente ao monopólio que exerce a Rede Globo hoje no Brasil, e com uma história tão suja de apoio a ditaduras e crescimento ilícito.

Trarei em breve aqui no blog um post sobre o que significou a vitória da aprovação da nova Lei dos Meios de Comunicações Argentinos, uma queda de braço com o grupo Clarín que durou quase 2 meses de difamação do governo nos canais de comunicação do grupo Clarín e que só foi possível com o amplo apoio do povo todos os dias nas ruas marchando e exigindo a aprovação da lei, muita pressão popular até a vitória da aprovação da lei pela câmara e pelo senado, a nova lei vence o Monopólio, democratiza o acesso a informação, da vida e voz às comunicações populares, dos povos originários, o texto da lei diz: la libertad de expresión es “un derecho de todos y no de un grupo”!!

Por hora, compartilho o documentário MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE feito pela BBC de Londres em 1993 ( proibido no Brasil ) sobre a história da formação do Império de Roberto Marinho que levou a formação do maior monopólio de comunicação do Brasil!


------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------


Como o documentário é censurado no Brasil até hoje por força da Rede Globo, as gravações ainda estão em VHS, mas da pra ver e ouvir muito bem! Não deixe de ver e divulga-lo, a Rede Globo precisa ser conhecida e os monopólios precisam cair também no Brasil!

Beijos,
Diogo

3 comentários:

Anônimo disse...

exxxplana todo!!!


aqui no brasil tão lançando otro lado da moeda, o lado do clarin, mas ainda assim mostrando o enfraquecimento do grupo.

valeu pollo!

Talita Wuerges disse...

Esse documentário é realmente muito bom, e ele ser proibido aqui no Brasil só deixa mais claro que a Globo tem o monopólio da comunicação no país. Assisti o documentário em uma aula do curso de Moda que fazia na UDESC (estadual de Santa Catarina), do qual desisti depois de 3 semestres pois era completamente voltado para a produção insentivadora do consumismo e do capitalismo. Algumas poucas coisas eu consegui aproveitar de lá, como ver este documentário e ler textos do Gramsci.

Li a notícia da quebra do monopólio da comunicação na Argentina pela internet, fiquei muito feliz. Pena que no Brasil parecemos estar longe desta conquista.

Besos Diogo.

Diogo Ramalho disse...

Polla,

pois é, no Brasil a grande mídia noticiou o fato dizendo apenas que nova lei fere a liberdade de expressão.. piada né, é sempre assim, SBT, BAND, RECORD e GLOBO informam ao povo sob o ponto de vista de seus donos, Silvio Santos, João Saad, Edir Marcedo e os Marinhos, é apenas esse tipo de informação tendenciosa que infelizmente 90% do país tem acesso.
bjo!

Talita,
o documentário é muito baum né?
Eu vi e revi algumas vezes nos últimos anos.. Quanto a Rede Globo programou o povo brasileiro né, e o quanto manipulou tanto nossas mentes e até mesmo eleições presidênciais, como a do Lula e Fernando Color, exibida um dia antes das eleições toda editada com as piores partes do lula e as melhores do color, como mostra o documentário..
é uma batalha que se vencida, a democratização da comunicação impulsiona profundas transformações em nossa sociedade..
besos talitaa!

Postar um comentário