3 anos da ocupação e 1 José



Hoje dia 03 de Abril de 2011 completa-se 3 anos que o Movimento Estudantil da UnB ocupou a Reitoria para de lá só sair 15 dias depois.

A desocupação só ocorreu depois que o movimento de ocupação conseguiu:
a renúncia do Reitor Timothy Mulholland e do Vice Edgar Mamiya e toda a gestão; eleição do Reitor pró-tempore; a decisão do Conselho Universitário por eleições parcialmente paritárias para eleição de Reitor e a aprovação pelo referido conselho para a realização do II Congresso Estatuinte da UnB, primeiro de sua história a vir a ser Paritário, com o objetivo de escrever-se uma nova constituição para a UnB.

Graças a esta histórica e vitoriosa ocupação e o voto deciso dos estudantes da UnB, elegeu-se o atual Reitor José Geraldo de Sousa Junior, que entra agora no seu penúltimo ano de gestão sem ter cumprido a maioria e uma das principais promessas de campanha, Pauta Petrea dentre os 26 pontos de pauta assinados para a desocupação da reitoria, o Congresso Estatuinte Paritário.

José Geraldo perdeu a chance histórica de promover um profundo debate sobre a Universidade e o sentido que sua comunidade e nosso país faz dela, bem como a escritura de sua constituição de forma democrática ouvindo-se paritariamente estudantes, servidores técnicos-administrativos, professores e a comunidade do Distrito Federal.

Sem contar a promessa mote de campanha que nunca foi efetivada, a tal Gestão Compartilhada, José Geraldo ao deixar de realizar o Congresso Estatuinte no 1º ano de sua gestão, quando a Universidade respirava os ares da transformação, quando a UnB tinha acabado de dar um exemplo de luta para o mundo e andava rumo às profundas transformações de que se necessita, curvou-se e aliou ao que retoricamente condenou na campanha, e seguiu sobre a mesma estrutura falida de regras e práticas que levaram a UnB ao descabalabro do noticiário polícial cotidiano com denúncias de corrupção envolvendo toda a Administração Acadêmica.

O Magnífico deixou o Congresso Estatuinte para ser realizado a pouco menos de 1 ano da eleição para a Reitoria, quando os mais diversos interesses retomam a cena da vida acadêmica com olho na eleição, do ou da próxima mandatária da UnB no quadriênio 2012-2016.

É triste e amargo para nós que passamos tudo o que passamos na ocupação que hoje comemora-se??, e em lutas posteriores, termos que adimitir que em tais ou quais aspectos a eficiência da administração Timoti se mostrava mais competente. Basta ouvir a comunidade da UnB, e Ver, de 5º melhor Universidade brasileira hoje a UnB tá perto da 15º posição. E o problema disso tudo é que o legado do José ao final da sua gestão tenha sido apenas o de construir rapidamente o beijodromo e o contribuir de maneira fundamental ao retorno do Timotismo ao comando da UnB. O velho revezamento dos dois Feudos que dividem a história do comando da universidade.

3 anos se passaram, giramos o mundo e voltamos ao mesmo lugar sem termos avançado realmente. Seguimos nossas vidas, a UnB cada vez é permeada por mais pessoas vindo em busca de projetos pessoais a curto prazo e no uso da Universidade para apenas sair dela com um diploma, e o profundo significado do Universo Universitário, da Universidade como coração e mente da sociedade, fica pra um dia, o resgate da Universidade de Darcy, da Universidade do Século 21, tão prometida por José Geraldo, e tão pouca posta em prática nestes 3 lamentáveis anos.

*Diogo Ramalho é estudante de Letras Espanhol da UnB

Não havendo muito o que comemorar, pode-se rememorar, com as fotos que a SECOM publicou em razão do 1 ano da ocupação:
http://www.unb.br/portal/galeria/index_interna.php?id=427

0 comentários:

Postar um comentário