Montevideo

Uruguay,
Depois de 3 dias de viagem, 3 viagens de önibus, 1 de trem do Norte Argentino atè Concordia, e uma pequenininha de barco de Concordia no lado Argentino atè Salto, cidade Uruguaya, eis que cheguei a capital do Uruguay, Motevideo, vindo da capital do Paraguai Assunçáo.

Depois do problema na fronteira do Uruguay com a Argentina, fui dispensado pela policia às 17:00h e sairia önibus de Salto, rumo a Montevideo às 17:30h e às 23:30h, preferi pegar o de 23:30h para economizar com hotel e dormir no önibus, cheguei a Montevideo às 05:23 da manhá, caminhei por mais de uma hora pelo centro da capital em busca de um hotelzinho mais barato, náo encontrava nada, num determinado momento um taxista me disse, vá caminando umas 10 quadras e vai encontrar a avenidade uruguaya e alì vai encontrar alojamientos mais baratos. Quando eu chegava nessa avenida perguntei a um senhor que distribuia um pequeno papelzinho de anuncio de motel e ele me disse que eu náo deveria ir caminando atè a Avenida Uruguaya por ser muito perigosa ainda mais a noite, aí eu disse, mas daqui a pouco vai amanhecer, ele disse, eu náo iria, te aconselho a náo ir, è muito perigoso, daì eu decidi ir com muita precauçáo imaginando que os ladróes 06 horas da manha jà estavam dormindo, e nisso que fui caminhando dois jovens na minha frente se separam, um ficou de um lado da rua e outro nas outra calçada, e eu caminhando no meio, daì desconfiei e tomei outra rua, os dois pararam na esquina e conversaram com outro jovem. Voltei o caminho e sentei por uns 10 minutos em uma praça atè voltar a caminhar de novo rumo a tal avenida por outro caminho.

Daì segui caminhando procurando hosteis e alojamentos, foram quase 2 horas de caminhada pelo centro com a mochilona pesada nas costas atè encontrar um hotel por 25 reais, cidade danada de difícil de encontrar hoteizinhos baratos, hoje procurarei um mais humilde de 15 reais, minha faixa etària de alojamentos e mudarei amanhá, o bom de ter viajar de manhá e chegar pela manhá è isso, vocë ganha mais de um dia em que náo paga o hotel, mas cegar de madrugada ou muito tarde da noite è sempre complicado e perigoso, pois vocë náo sabe nada sobre o lugar que està chegando..

Daì dormi das 07 da manha as 11h, acordei num frio danado, as TVs daqui, da Bolivia e Paraguai informam sempre no canto dos canais a hora e a temperatura, 11:11h da manhá, 09 Graus de temperatura..
O lugar frio meu deus do céu, como esse povo vive num lugar táo frio.. risosss! ( o mesmo deve pensar o povo daqui sobre nosso calor )
Desde cedo estou caminhando pelas ruas da cidade, assim como da Bolivia pro Paraguai muda tudo radicalmente, do Paraguai para o Uruguay mudou tudo radicalmente, a cor da pele das pessoas, o Uruguay è um paìs Branco, praticamente náo vi ainda um só negro por aquí, um país frio, a avenida principal parece um pouco a Avenida Paulista de Sáo Paulo e as ruas e tudo mais parecem um paìs Europeu, arvores sem folhas formam um belo cenàrio de frio.

O español falado aquí é mais similar ao español Argentino, penei muito no Paraguai pois o Español falado no Paraguai é muito misturado ao Guarani, 80% da populaçáo do Paraguai è Guarani Falante, daì desde quando cheguei là e o tempo que passei tive muita dificuldade de entender o español deles, e eles tambèm de entender meu español. Os espanhois mudam muito de paìs para paìs, logo que cruzei a fronteira do Paraguai com a Argentina foi um alívio, voltaram a me entender e eu voltei a entender plenamente o que falavam. Do Paraguai conto as històrias em um capìtulo a parte em breve.

Penso em ficar uns dois dias aquí sentindo Montevideo e ir a Colonia, uma cidade que todos os Uruguayos que cruzei pelo caminho me indicaram. Dalì sigo para Buenos Aires, onde chego possivelmente na sexta-feira, para passar algumas semanas antes de pegar a estrada novamente, descansar, estudar e recarregar as baterias.

Imagreci bastante por causa do ritmo da viagem e da pròpria culinària de cada paìs, na Bolivia sò se come Arroz, Batata e Frango, no Paraguai tambèm isso e Empanadas e Hamburguesas como na Bolivia, aquí no Uruguay tambèm muita hamburguesa, náo aguento mais hamburguesas, que saudade do Arroz e Feijáo Brasileiro, feijáo è coisa rara nos paìses vizinhos ao Brasil. Daì junta-se os habitos alimentares diferentes, às longas caminhadas, as diversas noites dormidas em önibus e trem, junta tudo, uma viagem dessa è um bom regime para quem quer perder uns pesos..
Da saìda de Brasilia no dia 18 atè chegar aquí em Montevideo hoje dia 01 de Setembro foram quase 7 Mil KMs percorridos, num è mole naum, mais è pura intensidade de diversidade, cada fronteira que se cruza è como um Portal ao qual depois de cruzada vocë è transportado para outra realidade totalmente diferente, outros veìculos, outros hábitos culturais, outras formas de enchergar o mundo, outros desmenbramentos miraculosos da espècie humana. Realidades sempre muito distintas apesar da homogeneidade cultural que propóe a globalizaçáo do capitalismo.

Estou terminando a leitura do ªPrimeras Estoriasª do velho Rosa, as palavras alì contidas repletas de sensibilidade ajudaram a preparar meu espìrito, hoje estou comprando o RAYUELA, Jogo de Amarelinha, de JULIO CORTAZA, um dos maiores escritores Argentinos, um clàssico que a muito tempo queria ler, uma preparaçáo para a caminhada entre los hermanos Argentinos!

Mais do Uruguay e vamos cruzar mais um rio, mais uma fronteira rumo ao Enigma Buenos Aires!