Fronteira Brasil - Bolìvia \ Propina para passar

Vou contar agora o episodio que náo pude contar quando estava em solo Boliviano por questáo de segurança pois ao mesmo tempo que se trata de um relato, é tambèm uma denuncia e um toque aos viajantes que por essa fronteira forem passar.

Na minha primeira viagem para a Bolìvia em dezembro de 2007 tive problema tambèm alì na fronteira de Corumba - Brasil com Puerto Quijaro - Bolívia. Na època náo tinha passaporte e viajava somente com a Identidade ( Bolìvia, Paraguai, Uruguai, Argentina e Peru fazendo parte do convënio de livre tränsito do Mercosul, basta ter a identidade para entrar em qualquer um desses paìses ) só que levei a carteira de motorista, que no Braisl é Identidade, mas aì o policial aproveitou e disse que só aceitava Cèdula de Identidade, daì eu fui obrigado a pagar uma propina de 10 reais na època, o que equivalia a 40 bolivianos para passar. Minha amiga Taisa do Mato Grosso que chegou em seguida nessa viagem, também teve de pagar propina para fazer um cartáo de vacinaçáo falso em Puerto Soares e voltar a fronteira de Puero Quijaro, tudo ¨legal¨ feito com a policia boliviana.

Dessa vez foi assim:
Cheguei em Corumba no dia 20, 6 horas da manhá. Ancioso que estava para cruzar a fronteira fui atè a fronteira, passei ao lado boliviano, náo havia ninguèm e nada estava aberto ainda, voltei a Corumba para sacar o dinheiro que precisava e voltei de novo para a fronteira jà perto das 9 horas da manhá.

Dentro do önibus urbano vi dois brasileiros que tambèm iam para a fronteira, os dois bem vestidos, todos limpinhos e arrumadinhos, com etiquetas de vöo nas mochilas.. Um deles perguntou a uma senhora - ¨tem önibus de ar condicionado¨¿ daì eu dei uma leve risada comigo mesmo, pensando comigo ¨Que calouros de Bolívia¨. Daì puxei assunto, jà disse logo, amigo, esquece önibus com Ar Condicionado, esquece önibus novo, esquece önibus com banheiro, esqueça asfalto, vocës estáo entrando na Bolívia, paìs mais pobre da Amèrica do Sul. E assim começou a amizade de Diogo, Modis e Di.
Descemos conversando, os dois vinham do Espirito Santo, Di é formado em agronomia e o Modis em medicina, estavam indo conhecer a Bolívia rumo ao Peru, Mathu Pithu, destino comum dos viajantes que passam por Bolìvia.

Fomos caminhando, fui falando sobre a Bolìvia pros dois até chegarmos na imigraçáo.

Chegando na Imigraçáo fui o primeiro a ter meu passaporte carimbado e a receber o papelzinho verde que serve como documento de entrada no paìs e que tem de ser devolvido na saìda do País.
Daí quando Modis e Di foram carimbar, o policial percebendo o quanto eles eram navegantes de primeira viagem, pediu 5 reais de contribuiçáo para o Modis, ele olhou pra mim, eu fiz o sinal de que ele náo deveria pagar, pois se tá tudo certo náo se tem que pagar nada para carimbar o passaporte..

Daì ele náo pagou, e aì nossos problemas começaram. O policial que pediu o dinheiro disse que náo ia carimbar o passaporte do Modis, eu fui falar com o policial e ele me pediu meu passaporte e me tomou a folhinha verde e me pediu meu cartáo de vacinaçáo de novo, daí aproveitou que meu cartáo tava um pouco velho e disse, arruma outro cartáo porque com esse vocë náo entra na Bolìvia.
Daì eu fui dialogar, expliquei que conhecia toda a Bolìvia, que sei dos procedimentos, que náo estava certo, que náo havia motivo legal para náo nos deixarem entrar, e daì o outro policial veio, tomou meu passaporte e deu logo um carimbo - ANULADO
Fudeu....
Fomos para uma sala ao lado, enquanto eles carimbavam a entrada de outros turistas e o policial veio bravo e falou, vocë vai ficar aí o dia todo, e agora vocës só entram se pagarem 50 reais.
Um outro policial que era o bonzinho da historia mas que compactuava com todo o esquema de corrupçáo veio conversar comigo, me disse que os Bolivianos quando váo entrar no Brasil a Policia brasileira chega a cobrar 2 mil reais deles, que sáo tratados mal no Brasil, tentou justificar o que estavam fazendo conosco pelo que se fazem com os Bolivianos.. Eu lhe disse que náo tinha nada haver com o que alguns irmáos brasileiros fazem, que eu por minha vez amo a Bolìvia e o povo da Bolìvia, que tenho imenso respeito pelo País, que estudo a Bolìvia, e daì seguimos conversando..

Depois de nos deixar uns 30 minutos nesse clima de ¨vocës náo váo entrar no meu país¨, o policial do mal aceitou conversar, lhe expliquei novamente tudo e levei 20 reais meu, 20 do Modis e 20 do Di,
60 no total, isso em Bolivianos sáo quase 200 bolivianos, daì um outro policial passou ao meu lado e pegou bem dispistado o dinheiro na minha máo, dei nossos trës passaportes, o meu o único que tinha sido Anulado, ele deu outro Carimbo logo embaixo, e assim estreiei meu passaporte, com um anulado grande no primeiro carimbo.

Depois disso conseguimos cruzar a fronteira e pegar o trem da morte atè Santa Cruz de La Sierra.

Jà passei por 6 fronteiras de todos os cantos da Bolìvia, norte, sul, leste e oeste da Bolìvia, e a ùnica fronteira que sempre hà problemas com ter que pagar propina è essa importante fronteira com o Brasil.

Uma vergonha isso ocorrer táo descaradamente, mas ha quem denunciar?
No meio da discussáo eu disse ao policial que náo tinha base legal para fazer o que estava fazendo e que eu iria denunciar ao meu consulado, ele me disse, vá, vá denunciar..... ou seja, náo passa nada, o Brasil vai fazer o que???

Enfim, uma triste realidade que espero que um dia acabe, e quem for passar pela fronteira de Corumba e os policiais pedirem 5 reais de ¨contribuiçáo¨ ilegal é melhor dar logo do que ter que dar muito mais logo em seguida..

-.-.-.-.-.-

Abrazos,
Diogo

4 comentários:

Mila disse...

Importantes informações pra quem se atreve aos rumos da América do Sul. Oxalá isso mude logo!
"As leis dos homens mudam de acordo com o seu conhecimento e compreensão. Apenas as leis do Espírito permanecem sempre as mesmas."
(Provérbio Crow)
Besos Di!

lucas disse...

me lembro bem do dia em que nos conhecemos polloso!

Muito boa tua história!

Anônimo disse...

Animal cade vc ...
to sozinho no peru to indo para chille ou bolivia
a onde ta .. vamos nos esbarrar
me manda um email
digireli@gmail.com
bjos
Dilermando

Vanessa disse...

Aconteceu comigo e meu marido ontem, para entrar naquele lixo do Uruguai, íamos a Punta Del Este, fomos de carro de Porto Alegre até o Chui, 520 kilometros, R$150,00 de gasolina, só para ir, mais aquela carta verde R$58,00, que não serve para nada.
Começando pelo lugar, sujo, fedido, esburacado, pessoas mal educadas, já começamos a pensar onde tinhamos nos metido!
Chegamos na fronteira, e meu marido estava só com a carteira de motorista, eles "exigem" identidade. Um fiscal, sujo, mal encarado, chamou ele numa "salinha" e disse que deixaria ele entrar se pagasse 150,00 reais, é claro que não pagamos e voltamos prá casa, eu ainda disse para o fiscal, que jamais pagaria propina prá entrar num lugar sujo como aquele, que minha casa é muito melhor que esse país imundo que eles vivem.
O que me encomoda é a cara de pau, fazer meu marido entrar em "salinha" prá pedir dinheiro, tudo bem não poder usar a carteira de motorista, é só informar, mas não vamos ser extorquidos de jeito nenhum!
Voltamos, mas não pagamos!
Pior é que ainda fizemos compras naqueles free-shops deles e deixamos nosso dinheiro prá "economia" deles, já que é só disse que aquela gente vive!
Olha, tô com tanto nojo, que se pudesse acabava com aquele paiseco que só serve prá enfeitar o mapa, ou sujar o mapa, melhor dizendo.
Só sei de uma coisa, nunca mais pisamos naquele lugar, se tivesse como, entrava com uma ação pedindo ressarcimento da gasolina gasta e o dinheiro da carta verde.
Uruguai, nunca mais, tomara que a recessão tome conta mais do que o cú do cachorro que são!
Vanessa.

Postar um comentário